Seja bem-vindo

Pau Brasil (autêntico)

Mais Imagens

Pau Brasil (autêntico)

Preço: R$45,00

Preço Promocional R$30,00

Disponível: Em estoque

O pau-Brasil é uma árvore de madeira nobre. Seu nome científico é Caesalpinia Echinata e é típica do território brasileiro.


Podendo atingir 30 metros de altura e 1.5 metros de tronco, essa árvore possui um interior de forte coloração vermelha, num tom que se assemelha a brasas de fogo, daí o nome dado em língua portuguesa.


A madeira do pau Brasil produz uma tinta rubra usada para tingir tecidos e móveis e chamava muita atenção na Europa, onde produto feitos com essa madeira ou coloridos por sua tintura tinha um alto valor.


Dicas pra comprar o verdadeiro - Chegue um pouco mais perto e preste atenção às folhas e aos brotinhos nas pontas dos galhos. Entre embaixo da copa e olhe para cima. Procure por espinhos no tronco e nos galhos superiores, mais do que nos inferiores, e veja se por baixo da casca que se solta aparece uma bonita madeira avermelhada. Muitas vezes as cascas das vagens que sobram na árvore já estão bastante ressecadas e enroladas.

Pau Brasil (autêntico) está disponível somente na quantidade mínima de 1 itens
OU
Descrição

Detalhes

O pau-brasil, também chamado arabutã, ibirapiranga, ibirapitá, ibirapitanga, orabutã, pau-de-pernambuco, pau-de-tinta e pau-pernambuco, é uma árvore leguminosa nativa da Mata Atlântica, no Brasil.

A exploração do Pau-Brasil foi a primeira atividade econômica do país, logo após o descobrimento pelos portugueses, em 1500. A madeira foi a primeira riqueza que saltou aos olhos do portugueses que aqui chegaram junto com Pedro Álvares Cabral.

Sendo uma atividade bastante fácil para os colonizadores, tanto por conta da abundância da madeira em todo o litoral quanto por conta do trabalho escravo indígena, arregimentado às custas de violência e trocas de produtos, a extração de pau Brasil foi a melhor alternativa para a exploração e posterior colonização das terras descobertas.

O Pau Brasil foi explorado até a exaustão no país. Mesmo em meados do século XIX, ainda havia exploração, ainda que pouca, tanto pela raridade da árvore, quase desaparecida do país pela exploração descontrolada, quanto pela descoberta de um novo corante não natural que produzia os mesmos efeitos. Símbolo de nossa terra e base da nossa economia em seu nascedouro, o pau Brasil é um patrimônio do nosso país e hoje o nosso esforço é voltado a preservá-lo da maneira mais eficiente possível, permitindo assim que as gerações vindouras possam ter a chance de conhecer a árvore que nomeia o nosso país.

Comentários

Tags do Produto

Use espaços para separar as tags. E aspas simples (') para frases.